Varejo 4.0 foca em comportamento do cliente

A indústria 4.0, conhecida pela automatização e apostas nas máquinas para cumprir atividades, teve ramificações e entre elas está o varejo 4.0. Essa nova era do varejo concilia as tendências da internet com o mundo real para aprimorar a experiência de compra e o relacionamento com o cliente. Entendeu-se que a chave para reinventar as estratégias de venda é acompanhar o comportamento do público.

Quem aposta no varejo 4.0, certamente possui um diferencial competitivo no mercado, além de ter mudado a proposta de valor do negócio. Tudo isso utilizando tecnologias que agilizam a coleta de informações do público. Dessa forma, é possível compreender hábitos dos clientes e identificar qual o meio utilizado para as compras.

O comportamento do consumidor mudou e evoluiu. Hoje, ele não busca apenas por um produto de qualidade, ele quer aprender, ver, tocar, experimentar, se divertir, comparar, levar o produto, avaliar, curtir e recomendar. A tecnologia e o mundo real se misturam para criar vínculos emocionais e sociais. O digital é usado como canal de auxílio à compra, enquanto a loja física aprimora a experiência.

O percentual de vendas pela internet aumenta cada vez mais em relação às vendas em lojas físicas. Agora, as pessoas dificilmente saem da rotina para procurar um produto específico. Se você tem o objetivo de aplicar o varejo 4.0, lembre-se que existem duas tendências desse novo modelo de negócio, a tecnológica e a comportamental.

Fonte: Sebrae

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