Mercopar 2019 destaca Indústria 4.0

Um dos seminários que fizeram parte da Jornada 4.0, evento da 28ª edição da Feira de Inovação Industrial – Mercopar, abordou a Indústria 4.0. Segundo dados da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a redução de custos anuais, com a aplicação da Indústria 4.0, será de 73 bilhões de reais por ano. Isso sem falar nos ganhos de eficiência, custos de manutenção de máquinas e economia de energia.

A implantação da Indústria 4.0 pode ocorrer ainda por meio de parcerias, para que a inovação seja implantada de forma mais rápida e qualificada na indústria. A união de esforços para aplicação da Indústria 4.0 levou, por exemplo, à criação da Rede RS, uma plataforma para incentivar e integrar fornecedores de soluções tecnológicas.

Durante o evento, ainda foi destacada a necessidade de desmistificação da Indústria 4.0, com a eliminação de processos desnecessários, zerando trabalhos repetitivos e insalubres e liberando empregos que exijam maior qualificação por meio do ensino e educação.

Na ocasião, ainda foram apresentados projetos que comprovam a possibilidade de qualquer tipo de empresa chegar ao patamar da Indústria 4.0. Isso ocorre por meio de conexões dos ambientes digitais e físicos, com informações em tempo real.

Fonte: Mercopar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *