O domínio da Internet das Coisas

A chegada da tecnologia 5G nos próximos anos diminuirá os atrasos de transmissão de dados de uma média de trinta milissegundos para menos de um. Este avanço permitirá que bilhões de dispositivos inteligentes e sensores consigam enviar dados em tempo real para o ecossistema da Internet das Coisas.

Nos próximos anos essa tecnologia trará novos níveis de eficiência para todas as indústrias, com o casamento entre dispositivos transmitindo uma quantidade gigantesca de dados e o Aprendizado de Máquina gerando insights que ajudarão gestores a prever problemas antes deles acontecerem.

20 bilhões é o número estimado de dispositivos IoT em uso em todo o mundo até 2020. Conectados, esses bilhões de novos dispositivos aumentarão exponencialmente o volume de dados produzidos. No centro desta transformação estará a computação em nuvem, que trará a flexibilidade e a escalabilidade para armazenar e analisar toda esta informação em tempo real. Confira os impactos da IoT em diferentes negócios:

➡ Indústria: Sensores conectados permitirão que os técnicos de uma fábrica acessem informações em tempo real sobre a performance dos equipamentos, conseguindo prever uma falha antes que ela aconteça e interrompa toda a linha de montagem.

➡ Saúde: Dispositivos wearebles como smartwatches ajudarão a monitorar sinais de saúde e enviar os dados em tempo real para a nuvem, permitindo uma colaboração maior entre os médicos de diferentes especialidades e o paciente. O resultado? Diagnósticos mais rápidos e completos.

➡ Varejo: O gerenciamento ao vivo do inventário de gigantes do e-commerce já permite que os produtos sejam localizados rapidamente nos estoques, garantindo mais agilidade no atendimento de pedidos e na reposição.

Fonte: MIT/Google Cloud

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *