RFID já é realidade em fábrica inteligente

A empresa de tecnologia de energia Schneider Electric lançou sua primeira fábrica inteligente em Lexington, Kentucky. O objetivo é permitir o compartilhamento de dados e análises em seus departamentos usando uma variedade de tecnologias da Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT).

A arquitetura do local, chamada de EcoStruxure é baseada na IoT da empresa, e captura e visualiza dados de várias tecnologias. Entre elas, estão a realidade aumentada, interfaces homem-máquina, controladores lógicos programáveis e tecnologias conectadas, como o RFID HF passivo.

A solução presente nas instalações da fábrica analisa as informações e compartilha nos departamentos da empresa. O lançamento do sistema no ano passado impulsionou a digitalização em todas as instalações existentes. Segundo a empresa, essa digitalização reduz o tempo de inatividade da produção, melhora a eficiência e diminui o consumo de energia.

A parte RFID da fábrica inteligente da Schneider foi inicialmente implantada para automatizar o processo de pintura de seus produtos. Desde que foi levado ao ar, o sistema RFID eliminou 128 milhas de movimentação diária de empilhadeiras – o que era necessário com o processo não automatizado – e também reduziu o custo de estoque em andamento em US$ 500.000.

Fonte: RFID Journal