Big Data para decisões melhores

Decisões de negócio mais assertivas, baseadas em dados sobre o comportamento do consumidor e do mercado: é isso que o Big Data oferece. Imagine que um e-commerce tem planilhas e mais planilhas de dados como hora, gênero e localidade das pessoas que acessaram seu site. Cruzando esses dados, é possível entender como atrair mais visitas para o endereço, por exemplo. O aumento estimado na geração anual de dados de 2009 a 2020 é de 4.300%. Daqui para a frente, a concorrência entre os negócios se dará em termos de quem vai conseguir aproveitar melhor a avalanche de informações para gerar insights poderosos. Basta usar as ferramentas mais adequadas para fazer essa análise. Nesse contexto, a computação em nuvem oferece uma vantagem competitiva considerável para empresas, já que tem um potencial de armazenamento e processamento muito maior que um data center comum. Na hora de tomar decisões, menos da metade das empresas tem seus dados estruturados (aqueles com estrutura organizada, como planilhas eletrônicas). No caso dos dados não estruturados (aqueles que não têm uma organização clara, como arquivos de vídeo), esse número cai para 1%. Um dos maiores desafios dos gestores é lidar com dezenas de plataformas de dados que não conversam entre si, criando silos de informações isoladas e impedindo os colaboradores de terem uma visão unificada sobre eles. Nos próximos anos, a nuvem será uma grande aliada para reunir essas informações em um único diretório com acesso rápido, flexível e controlado. Fontes: Harvard Business Review/Google Cloud

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