Big Data permite saber quando e onde acontecerá um crime

Você sabe quem começou a frequentar as corporações policiais para facilitar a prevenção do crime e a caça aos criminosos? Foi o Big Data. O processamento de grandes volumes de dados se tornou uma ferramenta para prever quando e onde um crime terá lugar. Assim, a polícia envia patrulhas à área para dissuadir os potenciais delinquentes.

A Polícia de Memphis (EUA) afirma que, graças ao Big Data, a incidência de crimes sérios diminuiu 30%, sendo que os episódios violentos tiveram uma redução de 15%. Em uma determinada área de Richmond, a capital do Estado da Virgínia, a polícia conseguiu uma queda de quase 30% nos crimes violentos e homicídios no período de um ano. Ambos os departamentos policiais usam sistemas da IBM para prever os delitos.

Também nos Estados Unidos, a cidade de Reading, na Pensilvânia, registrou uma redução da criminalidade após adquirir um software de prognósticos para segurança pública. Em 14 meses, o número de roubos caiu 23%, apesar da redução do contingente policial nesse período. A chave foi o algoritmo da PredPol, uma startup californiana que usa o Big Data para prever o comportamento da criminalidade.

Fonte: El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *