Internet das coisas gera impactos na economia

Especialistas preveem que a internet das coisas (IoT), ou a conexão em rede de objetos físicos, terá grande impacto em diversos setores e contextos. Entre os possíveis resultados estão cidades mais inteligentes, racionalização e flexibilização da produção, logística e transporte de bens, monitoramento remoto de pacientes, melhor uso de insumos para o agronegócio, melhora da eficiência energética e ampliação do acesso a serviços do setor financeiro.

Com a tendência de se espalhar por praticamente todos os setores da economia, a IoT é posicionada como uma das maiores tendências tecnológicas do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O número de dispositivos conectados à internet saltará de cerca de 10 bilhões em 2015 para 34 bilhões até 2020, quando a população no planeta será de 7,6 bilhões. Isso vai resultar em uma média superior a quatro dispositivos por pessoa.

A consultoria McKinsey realizou uma pesquisa em que estima que até 2025, a IoT deve gerar, em nível mundial, receitas entre U$ 3,9 trilhões e US$ 11,1 trilhões, contribuindo com até 11% do PIB global.

Fonte: BNDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *