Big Data auxilia no combate a epidemias

A medicina é um ramo que cada vez mais vem utilizando a tecnologia para aprimorar suas atividades, como análise de dados para cruzar informações de pacientes e chegar a diagnósticos antes das doenças se manifestarem.

Com o auxílio de Big Data, é possível indicar se a utilização de um medicamento pode ser perigoso ou não para o doente. Um estudo feito pela Universidade de Stanford relaciona um dos remédios mais populares para azia ao risco de ataque cardíaco. Ele aumenta de 16% a 20% as chances de problemas no coração e essa descoberta só foi possível por meio da mineração de dados.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo projetaram algoritmos para mapear os registros eletrônicos de saúde de três milhões de pacientes. Eles analisaram os diversos dados disponíveis.

O HealthMap é um poderoso aliado para que os especialistas em saúde possam conter epidemias como a Malária, o Ebola ou a Febre Chikungunya. A plataforma tem acesso a dados dos sistemas de saúde e da Organização Mundial de Saúde. Qualquer cidadão pode saber o avanço das doenças mapeadas em todo o mundo.

É possível visualizar o mapa por doença ou localização. Os governos, por meio desses dados avaliam a melhor forma de conter os danos ou de evitar que doenças cheguem a países vizinhos de regiões em que uma epidemia está em curso.

Fonte: Big Data Business

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *