Segurança: um desafio na era da internet

Na medida em que as conexões chegam a aparelhos médicos, automóveis, sensores e câmeras, possíveis ataques à privacidade se tornam um grande risco.

Sem sistemas de proteção e segurança eficientes, equipamentos com IoT de um hospital podem ser invadidos por hackers, colocando vidas em risco.

A Internet das Coisas, IoT na sigla em inglês, já está bem estabelecida como tecnologia e agora vem ganhando escala. Mas existe um calcanhar de Aquiles gravíssimo: os protocolos de segurança para a IoT ainda não foram bem delimitados. Dessa forma, um hacker poderia, em tese, ganhar poder sobre a vida humana: ele não teria mais acesso apenas a contas de e-mail e a sites de bancos, mas também saberia muito mais sobre a vida pessoal dos usuários da tecnologia.

Desenvolvida ao longo da última década, a Internet das Coisas consiste na implementação de sistemas de comunicação via web para aparelhos. Assim, podem enviar dados, mas também recebê-los, permitindo a uma pessoa, 15 minutos antes de chegar em casa, acionar sua cafeteira remotamente e ter café pronto e fresco assim que passar pela porta – que, aliás, vai usar uma fechadura inteligente, capaz de identificar os usuários autorizados a entrar.

E assim como muitos desafios que encontramos ao utilizar as mais diversas tecnologias, chegou a hora de buscar oferecer a segurança necessária para assim, usufruirmos do melhor desta tecnologia.

Fonte: Revista Seu Negócio no Próximo Nível

Business process management and automation concept with icons of hiring workflow, document validation, information in connected gear cogs, businessman touching screen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *