Desmitificando a Indústria 4.0

É importante acelerar a adoção e integração das soluções da indústria 4.0 e liberar os benefícios da produção tecnológica para as indústrias de todo o mundo.

Confira alguns mitos sobre a Indústria 4.0 e saiba porque não levá-los em consideração se está pensando em aplicá-los na sua empresa:

1. A tecnologia é cara demais: por décadas, “tecnologia” e “inovação” têm sido sinônimo de “caro”. Contudo, a vantagem da tecnologia 4.0 é que ela pode fazer muito sem que seja necessário tanto investimento. Com uma combinação de dados coletados pela internet das coisas, uma empresa pode fazer análises e se tornar muito mais eficiente e ágil, portanto, trazendo lucro para o negócio. O retorno vem em otimização de processos, redução de energia dispendida, qualidade do trabalho final, menor frequência de manutenção e maior eficácia do equipamento.

2. Indústria 4.0 vai causar desemprego generalizado

A quarta revolução industrial na manufatura é frequentemente associada a robôs e algoritmos inteligentes capazes de assumir as tarefas de humanos. Apesar de que as tarefas repetitivas vão diminuir, o Relatório “O Futuro dos Empregos”, do Fórum Econômico Mundial, aponta que 75 milhões de empregos desaparecerão e 133 milhões de novas vagas serão criadas no mundo todo até 2022 por conta da tecnologia.

3. Empresas devem abrir mão do lucro para ter sustentabilidade: precisamos pensar em sustentabilidade em termos de contribuir positivamente para a força de trabalho, a sociedade em geral e o meio ambiente. Portanto, ser sustentável não exige mudanças massivas. A instalação de controles inteligentes de iluminação, por exemplo, pode economizar mais de 40% de energia.

4. A revolução industrial pode ser aplicada apenas em multinacionais: no entanto, de acordo com artigo “Quarta Revolução Industrial: Faróis de Tecnologia e Inovação na Manufatura”, uma pequena empresa italiana com 250 funcionários, que apostou em tecnologia avançada com uma pequena equipe e investimento limitado criou total transparência em seu processo de produção, a fim de identificar e resolver a causa raiz de desvios de qualidade e perdas de desempenho. Após um ano, registrou crescimento de receita de 7% a 8%.

Se os empresários puderem ver esses mitos coletivamente pelo que são — barreiras impostas por eles mesmos — finalmente poderemos liberar todo o potencial tecnológico da indústria e inaugurar uma nova era de inovação.

Fonte: Época Negócios

Business Logistics concept, Businessman manager using tablet check and control for workers with Modern Trade warehouse logistics. Industry 4.0 concept