Inovação que facilita o controle de estoque no varejo

As empresas estão adotando o SKU para gerenciar estoque e garantir que os itens apropriados sejam embalados e enviados aos clientes. Basicamente, é um número de identificação de um produto. Medida capaz de facilitar o gerenciamento do estoque. O acompanhamento do estoque passa a ser em tempo real, no momento em que os produtos são identificados com SKU, o mesmo ganha uma identidade que pode ser rastreada em todos os pontos de controle de forma automática ou não, dependendo do caso.

Quando o produto passa por uma área de controle, o sistema identifica e registra a movimentação de forma integrada com o ERP e outros sistemas existentes na empresa. Assim, os movimentos dos produtos, corrugados, paletes, gaiolas de movimentação, etc, podem ser acompanhados em dashboards disponíveis na plataforma para acompanhamento em tempo real.

Para manter todos os itens em acompanhamento, todos os produtos devem ter uma tag de RFID, esta tag pode ser colocada no Centro de Distribuição (CD) ou vir diretamente do fabricante, mas todos os produtos precisam de tag. No caso do varejo este processo se torna viável para uma empresa que possua um CD, a partir de 5 ou 6 lojas, onde hoje ele já coloca as etiquetas nos produtos.

Substituindo a etiqueta que ele coloca hoje nos produtos com o código de barras, por uma etiqueta com tecnologia de RFID, esta imprimirá também as informações que ele costuma colocar nas etiquetas atuais.