Inteligência Artificial caminha para se tornar pano de fundo da inovação

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais esperado que as empresas a tenham como parte integral das estratégias de seus negócios. Para os clientes, a diferença entre um bot e uma pessoa durante um atendimento será cada vez menos perceptível. A Inteligência Artificial (IA) vem amadurecendo rapidamente, inclusive no Brasil, e deve gerar grande impacto nas relações de negócios e nas experiências dos clientes. Segundo relatório do Sebrae, se houver um aproveitamento máximo da tecnologia, alguns setores podem quadruplicar a produtividade até 2030.

A expectativa é que a IA seja tão importante para a história quanto outras invenções somo telefone, computador e a internet. Em um cenário de utilização da capacidade máxima da IA, alguns setores poderiam ter um ganho de produtividade que represente um aumento na taxa anual de crescimento (CAGR) do Produto Interno Bruto (PIB) para 7,1% ao ano até 2030. A projeção de crescimento do PIB feita pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no mesmo período é de 2,9%.

Hoje, a IA pode ser dividida em três pilares: otimização, automatização de tarefas e predição. O amadurecimento dela ocorreu muito focado na otimização de processos do atendimento ao cliente, como exemplo do chatbot. Agora, a tecnologia está mais focada em automatização de tarefas. O grande desafio do setor ainda é a predição, em que companhias têm gastado mais tempo para serem mais assertivas.

Fonte: CIO

ACID Soluções Tecnológicas: (51) 3077.3309 • (51) 98409.2565 • (51) 99889.6613

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *