Aeroporto testa leitura RFID para combater perdas de bagagens

Diversas companhias aéreas estão implantando ou testando um determinado dispositivo portátil habilitado para RFID, que pode ser usado com um smartphone e depois carregado em um único dispositivo. Este leitor compacto permite que as companhias aéreas rastreiem o manuseio e a logística de bagagens desde quando são registradas, carregadas na aeronave e depois descarregadas.

Outra tecnologia que está sendo sondada pelas companhias aéreas poderá ser usada como uma luva. Utilizando a tecnologia RFID em um scanner de código de barras, as empresas cujos colaboradores escaneiam códigos de barras, como trabalhadores de armazém, fornecedores de logística e manipuladores de bagagem, poderão adicionar uma funcionalidade UHF sem precisar atualizar toda a tecnologia.

Com o leitor portátil, os trabalhadores podem capturar o ID da etiqueta vinculada a cada bagagem, à medida que ela é carregada ou descarregada de um avião transportador. Quando o leitor captura os dados da etiqueta, essas informações são encaminhadas para um banco de dados no qual o proprietário da carga pode visualizar o status da encomenda em tempo real.

Embora as companhias aéreas ao redor do mundo estejam implantando RFID, os aeroportos e companhias asiáticas saíram na frente, buscando em massa por essa tecnologia. A expectativa é que um leitor de anéis e um scanner de código de barras sejam disponibilizados muito em breve para serem usados pelos manipuladores de bagagem nos aeroportos e armazéns.

Fonte: RFID Journal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *