Inteligência Artificial supera médicos em diagnósticos de câncer de mama

Segundo uma pesquisa recente publicada na revista Nature, a Inteligência Artificial (IA) é mais precisa que os médicos no diagnóstico de câncer de mama a partir de uma mamografia. O estudo, conduzido por uma equipe internacional, incluindo pesquisadores do Google Health e da universidade Imperial College London, desenvolveu e treinou um modelo de computador com base em imagens de raios-X de mamas de quase 29 mil mulheres.

O algoritmo conseguiu superar seis radiologistas na leitura das mamografias e se mostrou tão eficiente quanto dois médicos trabalhando juntos. O experimento provou que a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta importante para melhorar o diagnóstico do câncer de mama.

A referência utilizada foi o sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), que prevê que dois radiologistas analisem os raios-X de cada paciente. Em casos raros em que discordam do diagnóstico, um terceiro médico avalia as imagens.

No estudo, um modelo de Inteligência Artificial recebeu imagens anônimas, e não tinha acesso ao histórico das pacientes, se baseando apenas nas mamografias. Os resultados mostraram que o modelo de IA era tão eficiente quanto o atual sistema da leitura dupla dos exames feita pelos médicos.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *