Novas tecnologias prometem auxiliar no desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é um dos assuntos mais discutidos mundialmente, mas ainda sem solução. A questão possui impactos ambientais e sociais maiores que o lixo gerado pelo descarte de embalagens em todo o planeta. Por isso, algumas empresas de tecnologia têm voltado seus esforços a desenvolver tecnologias que auxiliem neste problema.

O uso de etiquetas inteligentes, de RFID, é um exemplo. Elas podem ajudar a prolongar o prazo de validade de uma grande variedade de alimentos. Com um sistema de monitoramento de temperatura e duração, podem ser utilizadas em cadeias de suprimentos, desde o ponto de produção até o varejo.

Outra tecnologia em desenvolvimento consiste em um rótulo sensível ao tempo e à temperatura, que permite ao consumidor controlar o frescor dos produtos depois de abertos. Utilizando a tecnologia de mudança de cores, essas soluções servem também para reduzir o desperdício de alimentos de forma geral.

A introdução de Inteligência Artificial (AI) nas linhas de embalagens também estão ajudando a minimizar a retirada de produtos devido a embalagens e prazos de validade incorretos. Isso contribui diretamente para a proteção dos consumidores e reduz o desperdício.

Fonte: IOP Journal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *