Inteligência artificial que derrota mestre do pôquer vira aposta de Pentágono e Facebook

O uso de inteligência artificial nos mais variados ramos é um assunto em voga, que vem recebendo mais atenção. Foi neste cenário que a revista Science publicou uma experiência de inteligência artificial aplicada ao pôquer. O trabalho apresenta um novo programa capaz de derrotar cinco campeões de pôquer ao mesmo tempo, e conta com o apoio do Escritório de Pesquisas do Exército dos Estados Unidos. Além disso, ele é parcialmente financiado pelo Facebook, a rede social com mais de dois bilhões de usuários.

Poucas atividades humanas resumem tão bem a dificuldade de administrar a falta de informação como o pôquer. Esse é o desafio colocado pela equipe de pesquisadores que criou o Libratus, que pertence à Universidade Carnegie Mellon e que colabora com a divisão de inteligência artificial do Facebook.

Segundo o principal autor dessa conquista, Tuomas Sandholm, a capacidade de vencer outros cinco jogadores em um jogo tão complicado abre novas oportunidades para usar a inteligência artificial na resolução de uma grande variedade de problemas do mundo real.

Fonte: El País

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *