IOT pode melhorar segurança na produção industrial

A internet das coisas ou, do inglês, internet of things (IoT) é a tecnologia responsável pela quarta revolução industrial, também chamada de indústria 4.0. Você já sabe como esse movimento pode contribuir para a segurança nos processos produtivos?

A automação de processos, característica mais destacada das aplicações da IoT, baseia-se em tecnologias avançadas e inteligentes. Mais do que tornar a produção mais rápida e menos custosa, as soluções existentes contribuem para evitar acidentes e falhas.

Assim, também permite o melhor uso dos recursos da empresa, além de propiciar o seu sucesso. A IoT prevê a aplicação de tecnologias avançadas no chão de fábrica. Para tanto, promove uma transformação a partir da adoção de soluções que otimizam diferentes etapas do processo produtivo.

86% das indústrias já adotam soluções de IoT para o segmento industrial. Isso acontece porque a IoT possibilita a criação de máquinas inteligentes. Conectados a sensores e sistemas, os equipamentos da indústria são munidos da análise de dados para monitorar e automatizar o processo produtivo.

E isso inclui o acompanhamento de fatores relacionados à segurança desse processo, a proteção de dados e de patrimônio. O que é possível porque novas tecnologias conseguem detectar irregularidades, emitir alertas ou promover alterações que corrijam a situação em busca do resultado esperado.

Por exemplo, o uso de câmeras no monitoramento de processos produtivos e de todo o perímetro de uma indústria não é novo. A questão é que com a IoT, essas soluções podem ser operadas remotamente.

As imagens capturadas pelas câmeras são transmitidas via internet a uma central de inteligência que não demanda uso de cabos e é de fácil implementação. A tecnologia também permite dar zoom ou mudar o ângulo das câmeras sempre que necessário.

Assim, torna-se mais fácil acompanhar áreas de alto risco, bem como identificar situações que comprometam a segurança no processo, corrigindo-as rapidamente.

Fonte: Alert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *