Big Data

Os dados são de extrema importância para a empresa. Porém, não basta ter um monte de dados (ou “big data”), é preciso ter estratégia.

O cientista de dados chefe da Intel, Bob Rogers, usa uma analogia para resumir a questão: ele diz que não se coloca petróleo direto no carro. Da mesma forma, é necessário ter um processo para os dados ganharem valor. Para isso, é necessário:

1. Integrar aos objetivos do negócio: é preciso refletir sobre os problemas da empresa e como o big data pode ser eficiente diante do cenário. Aliando a estratégia de dados com uma estratégia mais ampla da empresa. Se concentrar em um objetivo e usar a tecnologia para atingi-lo.

2. Democratizar o acesso aos dados: todos os profissionais que precisem daquelas informações precisam visualizá-las de forma intuitiva. Esse processo de ter de passar pelo departamento de tecnologia da informação para conseguir chegar nos dados deve acabar. Se mais departamentos têm acesso às informações de que precisam, mudanças podem acontecer mais rápido.

3. ‎Para usufruir do big data com segurança e agilidade: é preciso ter ferramentas. As empresas não podem permanecer com uma infraestrutura do passado. É preciso otimizar a infraestrutura para realmente explorar o poder daqueles dados.

O futuro está aqui. Já se preparou? Fale conosco e saiba mais sobre como a inovação de nossos produtos podem transformar sua empresa.

Fonte: Época Negócios