As tendências tecnológicas que mudarão nosso trabalho no futuro

Um estudo nomeado “Center for the Future of Work”, realizado pela empresa global de tecnologia e negócios, Cognizant, apresentou recentemente diversas tendências sobre o futuro do trabalho no mundo. O estudo é um levantamento de dados coletados durante os últimos 10 anos de trabalho da empresa e dividiu as tendências em cinco categorias. São elas mudanças nos modos, nas ferramentas, na estética, nos desafios e no significado do trabalho. Confira abaixo algumas dessas tendências!

– Robôs assistentes: O cargo de assistente foi criado para facilitar o trabalho dos que estão em posições de liderança, mas, segundo o estudo, esses profissionais podem muito bem ter profissões mais rentáveis e produtivas. Então, os robôs não devem roubar os empregos desses profissionais, e sim facilitar o trabalho.

– Robôs maus precisam dos humanos: Uma ideia que tomou conta do imaginário popular foi que, assim como os robôs podem fazer coisas boas para a humanidade, também podem fazer coisas ruins. Mas a realidade é que os bots mal programados só podem ser corrigidos por humanos, que são necessários para desenvolver bons robôs.

– Hierarquia: Mesmo que seja importante, a hierarquia não pertence ao mundo colaborativo. Ela deve ser adaptada a um modelo de organização baseada em auxílio mútuo e confiança. O futuro da estrutura organizacional está em saber equilibrar esses dois modelos.

Fonte: CIO

ACID Soluções Tecnológicas: (51) 3077.3309 • (51) 98409.2565 • (51) 99889.6613