Big Data é essencial para disponibilizar experiência personalizada ao cliente

Na atualidade, para continuar vendendo, é preciso conhecer o consumidor, seus hábitos de consumo e preferências. O tempo dos produtos, marcas e negócios massificados chegou ao fim. No comércio eletrônico, toda navegação é monitorada, até mesmo o que fica esquecido no carrinho de compras. Os sistemas analisam a movimentação do cliente em uma loja, que produtos pega e quais decide comprar.

A análise das lojas físicas é ainda mais relevante, pois é onde ocorrem 75% das decisões de compra – mesmo que a aquisição de fato seja feita mais tarde, até em outro canal ou varejista. Há muitos dados disponíveis, mas analisar e compreender as informações disponíveis para tomar as melhores decisões é um desafio.

Cada vez mais, consumidores buscam itens personalizados e engajam com marcas com valores próximos aos seus. A busca por personalização atinge lojas do varejo, comércio eletrônico, indústrias e campanhas de marketing. A análise correta dos dados pode ser o diferencial entre o sucesso e a decaída das empresas. Essa nova revolução está mais próxima do que se imagina, e as empresas precisam se adaptar rapidamente se não quiserem ficar para trás.

Fonte: Exame